300x250 AD TOP

sábado, 30 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Trânsito e Quadrinhos - Neurose no Trânsito - Quadrinhos dos anos 70 retrata situações de violência por trás dos volantes.

Por Mauricio Castro Lima / Arquivo Blog Old Races
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

A violência no trânsito das grandes cidades brasileiras já era uma preocupação no final dos anos 60 e início dos anos 70, conforme podemos constatar por meio dos quadrinhos publicados na revista Quatro Rodas nº136 de Novembro de 1971.

Imagem: Revista Quatro Rodas

Encontrado em: , , ,

Poesia - A Melhor Saída

Por Carlos Eduardo Velozo

O quão somos incertos,
as vezes nada espertos,
queremos o melhor de perto,
mas ficamos boquiabertos
com o banal encoberto!
Precisamos ouvir um conserto
para nosso coração estar liberto,
uma música que dá aperto,
que nos tira do incerto!
Pois para sairmos do deserto,
a melodia do amor é o certo,
assim temos Deus de perto
de coração aberto!


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Encontrado em: , , ,

Trânsito - Jovens representam maior risco para violência no trânsito.

Imagem: Reprodução
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Por André Mags andre.mags@zerohora.com.br
Publicado originalmente no Jornal Zero Hora  Rio Grande do Sul em 21/09/2013

Costume de tomar altas quantidades de álcool em pouco tempo deixa eles mais expostos a acidentes.

Imagem: Reprodução
Aurinez Rospide Schmitz e Flavio Pechansky lembram que os motoristas reincidentes representam um problema grave de saúde pública, mas os jovens bebedores ocasionais são mais perigosos no trânsito. Eles praticam o chamado binge drinking, como é conhecido o costume de tomar altas quantidades de álcool em pouco tempo nos Estados Unidos.

O problema é que, diferentemente dos dependentes de álcool, que são mais velhos, os jovens têm ainda mais dificuldade em estipular um limite para a bebedeira e sua experiência de trânsito é menor. Por isso, os adeptos do binge drinking levam mais perigo às ruas e às estradas do que os alcoolistas veteranos.
Imagem: Unimed
- O problema mais frequente entre os motoristas que bebem não é o alcoolismo e sim a violência e os acidentes de trânsito. O bebedor episódico, por exemplo, é o que causa mais acidentes -  afirma o médico especialista em dependência química Sérgio de Paula Ramos.

Foi devido ao número expressivo de acidentes à noite e durante a madrugada envolvendo jovens e relacionados ao consumo de álcool que o Detran criou a operação Balada Segura. Por meio da operação, Detran, Brigada Militar, órgãos municipais de trânsito e outras entidades realizam blitze para retirar das ruas os condutores embriagados.

Encontrado em: ,

Atendimento ao Consumidor - Satisfação antes da compra, porque somos tão mau atendidos?

 Por Silvana Rudolf
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Um tema muito discutido nos dias de hoje é o mau atendimento, isso em todos os segmentos.

Imagem: Reprodução
Quando entramos em uma loja ou nos sentimos como um fantasma que circula a loja inteira e ninguém vê, ou somos seguidos,  não entendo se o atendente quer nos ajudar ou nos vigiar com medo que possamos roubar alguma coisa.

Bom dia, boa tarde, boa noite, não se ouve mais. Como vai? Ou posso ajuda-lo? Também dificilmente ouvimos, já escutei “O que tu qué?” Nesse caso eu respondi “Nada” e fui embora, porque ninguém merece.  Já cheguei em um estabelecimento procurando um produto de elétrica e pedi ajuda à vendedora, esta me fez segui-la pela loja inteira, perguntou se eles tinham o produto a 3 outras vendedoras e por fim disse que não tinha, me mandou procurar no setor de construção no piso inferior me dispus a ir lá e me informaram que esse produto era vendido na parte de elétrica no piso superior exatamente o local que eu tinha vindo, é claro que eu desisti. Quando alguém fica me seguindo eu também viro as costas e vou  embora. Quando entro em uma loja e ninguém me percebe novamente eu procuro outro lugar.

Hoje temos muitas lojas de autoatendimento não sou contra, até acho legal, mas tem horas que ficamos com alguma dúvida e não encontramos ninguém para sanar esta dúvida ou simplesmente nos orientar, quando encontramos essa pessoa ela sabe menos do que nós.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Encontrado em: , , ,

Trânsito - Campanhas educativas e preventivas de atropelamentos em Blumenau: alguém sabe o que é isso?

Por Márcia Pontes
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Já são 250 atropelamentos pelas ruas de Blumenau desde o primeiro dia de 2013 até o dia 27 de novembro. Muitos deles, em cima da faixa de pedestres. Já tivemos mortes também por atropelamento enquanto o pedestre atravessava em cima da faixa de segurança.
Imagem: Reprodução
Crianças atropeladas no caminho ou em frente a escola também virarem estatísticas embora todo mundo saiba que nestes locais a velocidade deve ser reduzida, existe placa de advertência e faixa de pedestres.

No bairro da Velha, onde moro, tivemos mortes que poderiam ser evitadas.

Mas, o que chama à atenção é que o poder público de Blumenau investe somente nas orientações aos escolares. Não temos e nunca tivemos uma campanha educativa e preventiva de atropelamentos na nossa cidade que envolvesse a população de verdade. Em 2008 de forma muito branda veiculou-se um filme de 30 segundos em que o pedestre era aconselhado a atravessar na faixa para não dar zebra. E só.

E porquê não funcionou? Por quê esse tipo de mensagem sozinha e descontextualizada de outras ações integradas não dão resultados. Para quem acha que a campanha funcionou, porquê não continuaram com ela? Porquê não melhoraram as estratégias e não deram continuidade?

Imagem: Reprodução
Uma coisa que eu digo e repito: não adianta só investir em ensinar as crianças na escola a atravessar a rua com segurança se os pais e a população em geral não forem envolvidos em campanhas de massa. Porque o que vai acontecer é que na via pública o pai vai agarrar essa criança pelo braço e sair puxando para atravessar rápido em meio aos carros.

Espera-se com essas campanhas educativas na escola que em respeito ao pedido do filho os pais passem a dirigir e a atravessar a rua com mais cuidado, mas temos que entender que para dar certo temos que incluir a população em geral.

Encontrado em: , , , , ,

Educação - Banda Pré-Histórica, um Projeto Educativo


Por Christian David Machado
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

A BANDA

Imagem: Banda Pré-histórica
A Banda Pré-histórica de Blumenau - SC foi formada com a intenção de ensinar História de um maneira diferente, pois sabemos que hoje em dia é muito difícil ter boas aulas e professores dispostos a criar algo novo.

A principal ideia da banda é utilizar as músicas em sala de aula, para os professores e estudantes do ensino regular, ou para quem está prestando vestibular.

Desde 2010, a banda tem mantido o estilo rock pedagógico com composições e arranjos próprios trazendo em seu repertório letras inspiradas em temas históricos muito cobrados nos vestibulares e no Enem.

O som é uma mescla de rock and roll clássico com blues e heavy metal, em uma interessante mistura. 

O PROJETO


Imagem: Christian David Machado

A banda Pré-histórica não utiliza paródias para que não haja comparações com as músicas de artistas famosos, ou sejas todas as letras e melodias são compostas pelo Professor Christian Machado, realçando assim fatos da história mundial. Assim ensinar e aprender história torna-se algo divertido e prazeroso. Todas as músicas são utilizadas em sala de aula pelo professor Christian e a banda está gravando seu primeiro álbum sem data prevista para lançamento.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Sociedade - Quando todos estão errados, abordagem policial desastrosa.

Por Fabiano Uesler 
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Início da abordagem
Imagem: Câmeras de Segurança
Hoje (26/11)  me deparei com uma reportagem no mínimo inusitada no "Santa" sobre um "Empresário" que foi confundido com um ladrão e agredido por Policiais Militares. Quando digo inusitado foi pelo fato de ter havido divulgação na "mídia" desse acontecimento, ou você caro leitor acha que se fosse o "Zé Ruela" da esquina vendedor de pamonha ou operário que não fosse "Empresário" seria tão bem divulgado?

Antes de mais nada, peço que os "entusiastas" de esquerda e de direita segurem suas lombrigas porque não vou defender ou criticar  exclusivamente os policias e muito menos o tal "empresário", o "pito" serve pra ambos .Se querem saber na minha opinião a polícia se faz necessária, pois  em uma "Sociedade" cabe às forças de segurança manter a paz e a ordem do bem comum com civilidade e respeito aos cidadãos. Não, não defendo polícia violenta ou corrupta e friso COM RESPEITO AOS CIDADÃOS independentemente de cor, raça, credo, sexo, idade ou status social e financeiro.

Abordagem e revista
Imagem: Câmeras de Segurança
Pois bem, o caso em questão se trata  do fato de que André de Souza e seu filho de 15 anos chegam em casa na sexta-feira dia 22 por volta das dezenove horas na Rua Carlos Eugênio Erbs, no Bairro da Velha em Blumenau. Tendo esquecido as chaves de casa resolve pular o muro e abrir o portão por dentro, em  seguida guarda seu carro e entra na casa. Acontece que um "bom cidadão" deve ter visto a cena do pulo e resolveu chamar a polícia.

Aqui começam algumas cenas que poderiam ter sido evitadas. Chegando a PM à casa de André os policiais começam a fazer o seu trabalho, apontando suas pistolas pra ele e seu filho dando ordem para que os mesmos ponham suas mão sobre as cabeças e encostem no muro pra fazer as averiguações e identificações.  Até aqui tudo bem, não tendo o vídeo qualquer tipo de áudio e segundo o depoimento de André o mesmo  explica que é dono da casa, porém sem sucesso. Abro um
Empurrão do jovem pelo policial
Imagem: Câmeras de Segurança
parênteses e posso afirmar que simpatizo com o comandante da Polícia Militar Claudio Roberto Koglin quando afirmou em entrevista que "Na atual conjuntura em que nós vivemos no nosso país, nós não podemos acreditar naquela verdade que é repassada de boca". Ou seja, só dizer que é dono da casa não é o suficiente para que os policiais relaxem sua guarda pois muitos ladrões fazem a mesma coisa pra tentar se safar de uma batida ou prisão.


Continuando e pelo que pude observar nas imagens vi um dos policiais dando um safanão no garoto para que ele encostasse no muro, que feio meus caros soldados. Também percebi a resistência do pai em acatar as ordens dos policiais, que feio Sr André, belo exemplo pro seu filho. Parece que faltou ao pai ensinar um pouco de Noções de Autoridade ao seu filho. Faltou também ao policial que deu um safanão no menino um mínimo de profissionalismo, respeito e uma bela leitura do ECA. 

Encontrado em: , ,

Poesia - Amor é doar

Por Carlos Eduardo Velozo

Amor é doar
Há os que dizem que o amor
Enche-nos de grande alegria,
Há os que dizem que existe dor
muito gasto de energia.
Porém há os que não divagam
Em devaneios e loucuras,
Nem se preocupam
Procurando várias curas.
Simplesmente respiram,
Vivem e se atiram,
Consomem todo ar,
E toda forma de amar.
Não se importam com a dor,
Ou mesmo o calor,
Causados pelo amor.
Simplesmente respiram,
Pois descobrem que este sentimento
Tem que ser vivido intensamente,
Não importa o momento,
Nem o que se passa na mente.
Mas tem que haver doação,
Para existir qualquer reação.
Pois amor é respirar,
É o ato de se doar!

Imagem: Reprodução

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Encontrado em: , , , ,

Política - Manifestações e Máscaras

Por Walner Bernardes - Reizinho 

Ulysses Guimarães
Imagem: Reprodução
Com a promulgação de nossa Constituição em 1988, em seu artigo 1º- Parágrafo único diz: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. 
Pois bem: O Brasil no primeiro semestre de 2013 foi sacudido por uma onda de manifestações nos principais centros do país, tendo como foco inicial a reivindicação da redução das tarifas do transporte coletivo.

A falta de vontade dos gestores públicos em discutir com a população uma proposta alternativa, fez com que as manifestações se prolongassem e aumentando o rol de reivindicações, como também se ampliou por varias cidades brasileiras, levando um numero cada vez maior de pessoas as ruas.

Caras Pintadas 1992
Imagem: Reprodução
Muitos dos jovens participantes destas manifestações, nunca tinham presenciado tal ato com o povo na rua, pois cronologicamente e para a historia do país, a ultima participação do povo nas ruas se deu em 1992 quando do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.( Primeiro presidente eleito pelo voto direto, após o fim da ditadura militar ), devido a corrupção em seu governo.

Diferente das manifestações de 2013, esta, os jovens foram para as ruas com os rostos pintados com as cores da Bandeira do Brasil, onde ficaram conhecidos como “caras pintadas”. Onde devido a grande pressão popular Collor renunciou ao cargo.
Diretas Já 1983
Imagem: Reprodução

Já as manifestações de 1983 reconhecidamente, uma das maiores manifestações populares ocorridas no Brasil, a reivindicação foi de cara limpa e única, o povo queria votar para Presidente no movimento conhecido como “Diretas Já”.

A cada manifestação que ocorre no Brasil, quando não alcançam os objetivos pretendidos, estes proporcionam um amplo debate da política do país, estimulando desta forma a um numero cada vez maior de pessoas a sua participação política enquanto cidadão na busca de seus direitos, inclusive o de manifestar.

Manifestações de 2013
Imagem: Reprodução
Mas qual o objetivo do uso de mascara? Por que a de Guy Fawkes? O que um aventureiro inglês tem haver com a historia de nosso país ? Ele foi morto e esquartejado por tentar matar o rei e explodir o parlamento, em uma disputa religiosa na Inglaterra. Conhecido como precursor do anarquismo punk sua história não tem nada haver com a nossa. 

Se até agora lutamos por um país mais justo, igualitário e democrático, não podemos nos deixar desviar de nossos objetivos, a democratização do país se da com a participação popular na vida da sociedade, você não precisa ser médico para opinar sobre a saúde, não precisa ser contabilista, para opinar sobre os destinos do orçamento publico e não precisa ser professor, para opinar sobre os rumos da educação em nosso país. Só precisa ser cidadão, e usar de seu direito de participar da vida de nossa cidade, e para isso não é necessário ser jovem ou usar de uma máscara.
Encontrado em: , ,

Religião - Programado para crer

Por Jael Jaime Rainert  / Autor do Texto: Rodrigo Rezende

O cérebro humano já nasce predisposto a acreditar em deus

Você é ateu? Pode estar negando a sua própria natureza. O cérebro nasce programado para acreditar em algum tipo de deus, e a fé não é opção pessoal nem chamado divino: é uma tendência biológica, que se desenvolveu ao longo de milhares de anos de evolução. Essa ideia, que desagrada a crentes e ateus e é uma das teorias mais polêmicas entre os cientistas, parece ter sido finalmente comprovada por um novo estudo, realizado por pesquisadores do Instituto de Saúde dos EUA (NIH).

Imagem: Reprodução
Eles monitoraram o cérebro de pessoas religiosas e descobriram que, quando elas pensam em deus, ativam os mesmos neurônios que todo mundo (crente ou não) usa para formar a chamada "teoria da mente" - a capacidade de entender o que outras pessoas estão sentindo e simpatizar com elas. E essa habilidade é primordial para as relações humanas: se cada pessoa fosse alheia aos sentimentos das outras, a sociedade como a conhecemos não existiria, seria apenas uma multidão de psicopatas. Quando o homem começou a formar sociedades complexas, quem tinha o cérebro mais crente se dava melhor - pois, além de acreditar em mitos, também era mais sociável. E isso ajudaria a explicar por que hoje, mesmo com todos os avanços da ciência, a crença no sobrenatural ainda é tão forte. Acreditar está no nosso DNA.

Imagem: Reprodução
"Se um grupo de crianças fosse deixado numa ilha deserta, elas acabariam se tornando religiosas", afirma o psicólogo Justin Barrett, da Universidade de Oxford. Ele é diretor de um projeto ambicioso, que passou os últimos anos investigando uma dúvida perene: por que algumas pessoas acreditam em deus e outras não? Barrett não antecipa os resultados do estudo, que deve ser concluído em 2010, mas já tem um palpite. As pessoas não escolhem acreditar ou não; elas já nascem acreditando. "As crianças são propensas a acreditar na criação divina. Já a ideia de evolução não é natural para elas", diz. É como se você saísse de fábrica com um cérebro crédulo, e só conseguisse transformá-lo em cético depois de muito tempo. 
Amém.

Publicado originalmente na SUPER INTERESSANTE em maio de 2009

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Encontrado em: ,

Trânsito - Para compreender os idosos no trânsito

Por Márcia Pontes


A morte de dona Hella Borges, 75 anos, depois de sofrer um acidente de trânsito ao bater na mureta da ponte e se precipitar do Ribeirão da Velha logo após a Praça do Estudante, na Rua 7 de Setembro chama à atenção para a necessidade de compreendermos os idosos no trânsito.

Foto: Patrick Rodrigues / JSC
Um comentário que li na rede sobre este acidente em que seu autor diz que já viu pessoas idosas fazendo cada coisa no trânsito também justifica essa postagem.

Vivemos num país que, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem cerca de 13 milhões de idosos habilitados, número que vem aumentando junto com a explosão na venda de automóveis, da melhoria da qualidade e da expectativa de vida. Só em São Paulo, temos 5 motoristas que renovaram a habilitação com mais de 100 anos.

Em 2050 os idosos chegarão a 2 bilhões de pessoas no mundo, o que corresponde a 20% da população total do globo e muitos deles ainda estarão dirigindo.

Já dizia Gabriel García Márquez que a idade não é aquela que a gente tem, mas a que a gente sente. Só que a gente também sente o peso da cidade que se manifesta em atividades diárias como a de dirigir. Mas, isso não significa que idosos não possam dirigir como as outras pessoas, afinal, tem muito mais motoristas na flor da idade que se acidentam, ferem, machucam, matam mais do que os idosos no trânsito.

Encontrado em: ,

Trânsito - Todo Dia Blumenau inicia a campanha Todo Dia no Trânsito

Por Márcia Pontes

A partir de hoje o Blog Todo Dia Blumenau inicia a campanha Todo Dia no Trânsito, com duração de 2 semanas. Nosso time de colaboradores produzirá diariamente postagens variadas, dicas de filmes, de autocuidados, ética, cidadania e assuntos cotidianos do trânsito.

Imagem: Todo dia Blumenau
Entendemos que como formadores de opinião temos o compromisso e a responsabilidade social para com a preservação da vida e a humanização no trânsito. Infelizmente, em nossa cidade são provocados diariamente acidentes de todos os tipos, sobretudo atropelamentos, um dos acidentes mais graves dada a fragilidade do corpo humano. Por este motivo, iniciamos a campanha para tentar mobilizar o maior número de pessoas possível num apelo: autocuidados com a vida no trânsito.

Pedestres e motoristas precisam conhecer os seus direitos e deveres ao compartilhar as vias públicas em nossa cidade. Esperamos com isso levar informações às pessoas e contribuir para um trânsito mais seguro, humanizado. E, também, para que as pessoas aprendam comportamentos e práticas seguras e defensivas no trânsito. Para que haja menos atropelamentos e menos sofrimento para as vítimas e suas famílias.

Convidamos à todos a participarem das nossas enquetes.

Imagem: Fabiano Uesler / Todo dia Blumenau

domingo, 24 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Esporte - Futebol Americano, o esporte que mais cresce no Brasil.

Por André F. de Souza

     Pode soar estranha tal sentença, porém é a mais pura verdade, acreditem ou não amigos o Futebol Americano esta ganhando mais espaço a cada dia nas terras tupiniquins, temos hoje em dia grandes
Foto: arquivo
franquias de times conhecidos formando ou já competindo no cenário nacional, times como o Vasco da gama Patriotas, Flamengo Futebol Americano, Corinthians Steamrollers, Fluminense Imperadores, e muitos outros, e nosso estado não poderia ficar para trás, temos times que atualmente competem no campeonato brasileiro assim como na copa Touchdown, e nosso vale do Itajaí esta muito bem representado neste esporte, temos aqui em Blumenau o time Bárbaros do Vale, e em Gaspar temos o BlackHawks time novo que se prepara para os novos desafios. 

     Em um papo com José Carlos Maba ex-jogador de FA, atual coordenador defensivo do BlackHawks e um dos fundadores do time ele nos contou sobre a preparação dos times para esse ano e do investimento necessário para preparar os atletas para as competições, sobre segurança e os riscos que envolvem esse tão viciante esporte.

     Para entendermos melhor o FA devemos tirar da cabeça a imagem daqueles jogadores tapados lerdos e bobalhões que vemos nos filmes, assim como tirar da cabeça que o FA é um esporte de agressões e pancadaria. O FA é sem duvidas um dos esportes em equipe mais estratégicos e democráticos que existem, onde o trabalho em equipe é essencial para o bom desempenho do time.
O objetivo básico do FA consiste marcar mais pontos que o adversário, mais para isso o time devera avançar dentro do território do outro time, as pontuações variam de acordo com a jogada, vamos lá.