300x250 AD TOP

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Encontrado em: , , ,

Cinema - Top 10 Easter Eggs em Filmes


Dizem que o termo easter egg surgiu com o filme “The Rocky Horror Picture Show” de 1975, quando a equipe de produção resolveu fazer uma tradicional caça a ovos de páscoa durante um intervalo nas filmagens, acontece que alguns dos ovos não foram encontrados na ocasião, ficaram perdidos pelo cenário e acabaram ficando visíveis na montagem final do filme. O fato é que o termo virou sinônimo de pequenas mensagens escondidas, sejam elas de cunho ideológico, uma auto-referência ou apenas uma zoação. Estas mensagens ou piadas internas estão presentes em praticamente tudo, reza a lenda que no teto da Capela Sistina, na parte em que Michelangelo retratou o inferno, ele também incluiu um emissário da igreja católica que constantemente lhe importunava cobrando a conclusão dos trabalhos. Se até um dos maiores artistas da Renascença deixou easter eggs, imagine só o que os diretores, figurinistas, roteiristas e demais pessoas envolvidas na produção de um filme não fazem.



10 – Homenagem ao criador – Batman (1989)

Bem no início de filme, quando o povo de Gotham ainda acreditava que o Homem-Morcego era uma lenda, o repórter Alexander Knox recebe um desenho do Batman, acontece que a assinatura no desenho é de ninguém mesmo que Bob Kane, criador do herói nos idos de 1939.



09 – Pac-Man na tela – Tron (1982)

Num filme em que o protagonista é literalmente transportado para o mundo virtual dos videogames, nada mais justo do que o grande astro dos tempos do Atari fazer uma ponta.



08 – Homenagem ao Batman – Watchmen (2009)

Não pelo fato do uniforme do Coruja tê-lo deixado parecido com o Cavaleiro das Trevas, mas o filme inteiro contém referências ao Batman. As mais marcantes estão na sequência de abertura, na cena que o primeiro Coruja está socando um criminoso é possível ver posters do Batman na parede, outro cartaz escrito “Gotham”, o nome da peça em exibição no teatro “Die Fledermaus”, que significa “O Morcego” e ainda é possível ver um casal de alta classe deixando o teatro pela porta dos fundos, seria Thomas e Martha Wayne?



07 - Smoking Cigarettes and Watching Captain Kangaroo –Duro de Matar 3 – A Vingança (1995)

Quando John McClane é perguntado sobre o que ele tem feito desde os acontecimentos do último filme ele responde “fumando cigarros e assistindo Capitão Canguru”, trecho da letra de “Flowers on the Wall”, música que Butch, o personagem de Bruce Willis, estava cantarolando em Pulp Fiction logo antes de se deparar com Marcellus Walace no semáforo. Como Pulp Fiction foi lançado um ano antes de Duro de Matar 3, a referência se encaixa perfeitamente.



06 – O nome da Noiva e um belo solado de tênis – Kill Bill Vol. 1 (2003)

Oficialmente o nome da Noiva só foi revelado em Kill Bill Vol. 2, mas na cena em que ela compra a passagem para Okinawa é possível ver o nome “Beatrix Kiddo” no bilhete. Além disso, na conversa que a Noiva tem com Bill no início do volume 2 ele a chama de “Kiddo”, que pode ser traduzido como garota/criança e fazia total sentido dado o lado paternalista de Bill com ela, mas depois descobrimos que este também era seu sobrenome. Outro detalhe interessante é a sola do tênis da Noiva durante a luta com os 88 Loucos.



05 – Pizza Planet – Quase todos os filmes da Pixar

Seria possível fazer uma lista apenas com os easter eggs da Pixar, mas com certeza o melhor de todos é o carro da Pizza Planet, que após aparecer em Toy Story (1995), fez uma pequena ponta em praticamente todos os filmes da Pixar.



04 – Stan Lee – Quase todos os filmes da Marvel

A Marvel também é fera se tratando de easter eggs, mas o melhor de todos é a presença de Stan Lee em quase todos os filmes. Grande celebridade do universo das HQs, algumas das criações mais importantes de Stan Lee foram Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores e Quarteto Fantástico.



03 – Premonição ou Planejamento? – Eu Sou a Lenda (2007)

Em meio as ruinas de Nova York é possível ver um pôster de filme com os símbolos do Batman e do Superman se entrelaçando. O crossover entre os heróis só foi anunciado em 2013, e isso seria muito difícil de prever em 2007, até porque o filme do Superman de 2006 não havia sido recebido muito bem.



02 – O Caminho do Homem Justo – Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

Dado ao recente lançamento deste filme, não explicarei esta cena, pois seria um grande spoiler, mas entendedores entenderão. Ezequiel 25:17.



01 – A Marca da Morte – Os Infiltrados (2006)

Martin Scorsese nos conta quem será o próximo a morrer marcando os personagens com um X. Dizem que ele foi inspirado pelo Scarface original de 1932, mas a maestria de Os Infiltrados é surpreendente.



Sentiu falta de algum easter egg nesta lista? Então continue ligado no Todo dia Blumenau e quem sabe até a próxima Páscoa não encontramos mais alguns.