300x250 AD TOP

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Encontrado em: , , ,

Trânsito - Cidade para as pessoas e proteção ao pedestre são os temas da Semana Nacional do Trânsito de 2014

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) já definiu o tema para a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro de 2014: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”.

Tudo bem que mobilidade humana, proteção e prioridade ao pedestre tem que ser todo dia e que setembro ainda está longe, mas para as cidades e as pessoas que querem fazer algo, efetivamente, sério, o momento de começarem a se mexer é agora!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Encontrado em: , , ,

Política - Greve dos Servidores Municipais – O meu é maior que o seu!!!

Por Fabiano Uesler / Charge Dionei Raulino

Faz 22 dias que os Servidores Públicos Municipais estão em Greve, faz 22 dias que Napoleão Bernardes e Sueli Adriano estão em uma disputa para ver quem tem o maior “culhão”. Faz 22 dias que estamos à mercê de um Prefeito Inapto e Legalista (pro lado dele é claro) e de um sindicato partidarista aos extremos e tão inapto quanto o prefeito.

O Sintraseb teve em suas mãos por diversas vezes no ano de 2013 uma grande oportunidade de deflagrar uma greve no momento certo que era o de transição entre governos, porém, alegaram que a atual gestão merecia “uma chance” para apresentar suas propostas. Logicamente isso nada tem a ver com o fato de o PT ser base governista no ano de 2013 (jura) como também nada tem a ver o fato do Candidato Napoleão Bernardes ter assinado um termo de compromisso para com o Sintraseb em 2012 nas eleições municipais. Napinho disse ter dado apenas uma assinatura de (tcha nã nã nãããã) “ciência”, então gente, tá complicado o negócio.

Bora lá destrinchar essa Zueira, ouvi outro dia uma senhora em uma entrevista a uma “tradicional” radio AM da cidade que os servidores não deveriam cobrar uma dívida salarial de 17 anos, que isso “não era justo”. Ok, vamos agora exemplificar a situação, você meu caríssimo leitor, trabalha em uma empresa, e digamos que o seu patrão não lhe paga um mês de trabalho em um certo ano e você trabalhador vem todo mês, todo ano cobrando dele os valores devidos. Acontece que quatro anos depois a empresa é vendida e ao cobrar o seu salário atrasado do novo patrão ele diz que não tem nada a ver com a história pois não era seu patrão na época da dívida. Pois é, você acha isso justo? Não interessa quem é o patrão se partirmos do fato de que a empresa continua a mesma e salário é salário e ponto final, portanto a dívida permanece.

Outra coisa que no começo me causava espanto e que hoje me faz rir às “pampas” são aquelas afirmações clássicas dos preguiçosos morais e mentais que afirmam “não tá contente procura outro emprego”. Então gente, então... “Não tá” contente com as creches e escolas públicas procure uma particular, se não tem dinheiro pra isso está fazendo o que, que não arrumou um emprego melhor? Você é pobre e está nesta situação porque quer ou porque não tem capacidade intelectual pra conseguir algo melhor? E você empresário, está reclamando de faltas? Porque não cria uma creche na sua empresa? Então gente, então que é fácil pôr toda a responsabilidade no insatisfeito sendo que nós mesmos somos também insatisfeitos com a situação.

O SINTRASEB pode ser um sindicato que puxa mais do que sardinha, “puxa é um tubarão” pro lado de certo partido político, seus sindicalistas são tendenciosos, preguiçosos e têm o mesmo problema de falta de comunicação que a atual gestão municipal tem. Porém, isso não diminui o fato de que os servidores públicos municipais estão reivindicando algo justo e devido, ponto final. A prefeitura de Blumenau deve sim muitos anos de correção salarial aos servidores, independentemente de qual seja o sindicato, prefeito ou partido político que esteja à frente desta palhaçada, deste cabo de guerra político. O SINTRASEB não faz mais que a sua obrigação, mesmo achando que ainda estamos na ditadura militar (deveriam atualizar as músicas do carro de som, ninguém merece). Quanto ao “Mister Simpatia 2014” bem, se ficarmos nesse jogo de batata quente afirmando que “a dívida não é do meu governo” e jogando a culpa no governo do “Décio Asfalto Lima” não se vai a lugar nenhum mesmo. Não importa onde começou, o que importa é que a dívida para com os servidores existe e que algum prefeito terá de ser “macho” o suficiente para admitir que é sua responsabilidade a de começar a pagar esta defasagem salarial e que não me venha com tecnicidades bestas.

Quanto ao cabo de guerra e à guerra de egos entre Sueli/Sergio e Napoleão, que coisa feia crianças. “Bora” ver alguns detalhes sórdidos da história, “Napinho e sua Turma do Barulho” dizia que havia cláusulas nas reivindicações dos servidores que seriam impossíveis de ser atendidas e “tals”. SINTRASEB foi lá e tirou as cláusulas “absurdas e tals”. Napinho diz que isso não muda nada e que “O dele continua sendo maior que o da Sueli”. Acredite você leitor, se o “Napoleão The Smile Bernardes” quisesse de fato que os serviços voltassem à normalidade teria feito no mínimo uma proposta de 1% aos servidores. Não fique você pensando que a culpa de tudo isso é só do “sindipato” não, porque se o nosso “Enrolador Municipal” quisesse acabar com a greve ele estaria disposto a resolver a situação sem recorrer à juízes. 

Por favor, alguém inscreva nosso prefeito em um curso de resolução de conflitos. Quanto ao Cabo Eleitoral do PT, digo, SINTRASEB (Sabe de nada inocente) se este sindicato também quisesse resolver a situação ofereceria uma proposta de reposição de perdas viável ao prefeito.

Pois é, o tempo passa, o tempo voa e nós servidores (sim, também sou servidor público) continuamos levando “rés” numa boa. Fico agora esperando pra ver qual dos dois vai se gabar no final das contas porque sei que nós servidores é que não sairemos ganhando em absolutamente nada. O jeito é seguir o conselho dos Zé ruelas da vida e procurar outro emprego, porque acreditem ou não meus caros Zé ruelas, estabilidade não serve pra pagar suas contas de final de mês, porque que no atual governo quem ganha bem são os cargos comissionados (sabe de nada inocente 2).

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Encontrado em: , , ,

Cinema: As Melhores / Piores traduções de nomes de filmes estrangeiros no Brasil


Todos que gostam de cinema, em algum momento em suas vidas, já devem ter checado o título original de determinado filme. Ouso dizer, que aqueles que fizeram isso mais de uma vez devem ter percebido que dificilmente o título do filme no Brasil é uma tradução literal do título original, certo? Bem, antes de atirarmos nossas pedras contra os tradutores, faremos aqui dois esclarecimentos:

1 – Não são os tradutores os responsáveis pela tradução do título dos filmes (what?), mas o departamento de marketing das distribuidoras. Isso mesmo, a maioria das decisões sobre qual será o nome de um filme no Brasil se baseia em aspectos mercadológicos, ou seja, na melhor forma de vender o filme e não em se manter fiel ao nome original.

2 – Muitas vezes as traduções não literais melhoram muito o nome do filme, ou pelo menos nos dão algum contexto. Por exemplo, o clássico “Giant” (Gigante) de 1956, faz referência ao apelido do estado do Texas, que é onde a trama se passa. Mas o que isso diz ao expectador brasileiro? Se bem que sabe-se lá de onde tiram o nome  “Assim Caminha a Humanidade”. Se o filme não fosse tão antigo, diria ser obra do Lulu Santos! O.K., vamos utilizar um exemplo melhor para uma boa adaptação não literal, “The Godfather” (O Padrinho) de 1972, tudo bem que o padrinho é o chefe da máfia italiana, mas nada como o peso de “O Poderoso Chefão”!

Guardaram aquelas pedras? Chegou a hora de usá-las, veremos aqui alguns casos curiosos de adaptação de nomes de filmes estrangeiros no Brasil.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Título Original: Annie Hall

Parece que nomes próprios como título de filme no Brasil não colam, precisamos de mais informação, um título cômico como neste caso, ou apenas um subtítulo como em “Jerry Maguire - A Grande Virada” ou “Forrest Gump, o Contador de Histórias”.





Como Não Perder Essa Mulher (2013)
Título Original: Don Jon | Tradução: Don Jon (Uma referência a Don Juan)

Títulos genéricos e melosos são comuns em todas as comédias românticas, só que nesse caso não se trata de uma comédia romântica, mas de uma ode à pornografia, um filme ácido que faz crítica justamente ao condicionamento social criado pelas comédias românticas. Fico imaginando aquele casal que foi ao cinema e escolheu baseado no título e no pôster. Se bem que os homens devem ter gostado!




Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013)
Título Original: Saving Mr. Banks | Tradução: Salvando Sr. Banks

Que tal um nome que faça referência ao principal plot twist (reviravolta) do filme? Não, vamos criar um título bem explicadinho, que mais parece nome de documentário, para que ninguém fique confuso.






Meu Primeiro Amor (1991)
Título Original: My Girl | Tradução: Minha Garota

Até que o título nacional ficou bom, mas acho que ninguém contava com “My Girl 2”, que gerou o bizarro “Meu Primeiro Amor 2”. Bem, pior seria se usassem “Meu Segundo Amor”.






Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Título Original: Ferris Bueller's Day Off | Tradução: O Dia de Folga de Ferris Bueller

Departamento de alta criatividade dos anos 80 em ação, o que não faltavam eram altas confusões, turminhas da pesada, embalos, tiras e alguma coisa quase perfeita (ou mais que perfeita).





Entrando Numa Fria (2000)
Título Original: Meet the Parents | Tradução: Conheça os Pais

Eis os herdeiros da zuera dos anos 80 e os nomes que ficam cada vez maiores, o último foi “Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família”, na mesma categoria de “Olha Quem Está Falando Também” e “Eu Ainda Sei o Que Vocês... (Ah, vocês sabem)”.





Família do Bagulho (2013)
Título Original: We're the Millers | Tradução: Somos os Millers

Ou alguém perdeu uma aposta na distribuidora deste filme e teve de aceitar a sugestão do estagiário, ou eles são gênios do marketing, por que agora a criatividade foi longe demais.






Se Beber, Não Case! (2009)
Título Original: The Hangover | Tradução: A Ressaca

Há algo de errado com o nome “A Ressaca”? Acho que não, inclusive o filme “Hot Tub Time Machine” recebeu este título no Brasil. Mas o departamento das galhofas em comédias não estaria satisfeito, certo? Como resultado, temos a pérola “Se Beber, Não Case! – Parte III”, que não tem casamento.





Se Enlouquecer, Não Se Apaixone (2010)
Título Original: It's Kind of a Funny Story | Tradução: É um Tipo de História Engraçada

Outra coisa que somos fera é de nos aproveitarmos do sucesso de algo para vender outra coisa. Ora, vamos aproveitar que o Zach Galifianakis está neste filme e vamos criar um título que remeta a “Se Beber, Não Case!”, mesmo que não tenhamos em mãos uma comédia propriamente dita.




E por último, o grande campeão:

Uma Noite Alucinante / A Morte do Demônio (1981)
Título Original: The Evil Dead | Tradução: Morte Demoníaca

Quando “The Evil Dead” foi lançado em 1981 recebeu o nome de “A Morte do Demônio” no Brasil, talvez quem deu o nome confundiu a palavra “Evil” com “Devil”, enfim, nada demais em meio aos loucos anos 80. Mas acontece que “Evil Dead II” recebeu o título de “Uma Noite Alucinante” e “Evil Dead III: Army of Darkness” passou a se chamar “Uma Noite Alucinante 3”. Será que alguém percebeu que faltou “Uma Noite Alucinante 2”? Bem, no primeiro relançamento de “Evil Dead”, este foi rebatizado de “Uma Noite Alucinante”. Pera aí, esse não era o nome de “Evil Dead II”? Estou perdido, só sei que o remake de 2013 foi batizado de “A Morte do Demônio”. Só espero que não continuem a saga, pois eu não entendo mais nada!




E você, sentiu falta de algum título bizarro ou curioso dado a um filme em sua versão brasileira? Continue ligado em Todo dia Blumenau para mais informações sobre galerinhas do barulho que aprontam altas confusões!


Alguns dos títulos aqui mencionados foram extraídos do livro “Perdidos na Tradução”, de Iuri Abreu. Clique aqui para ver a ficha do livro no skoob.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Encontrado em: , ,

Geral - Brasileiros tem direito à isenção do imposto de importação para compras abaixo de 100 dólares

Por Tiago Albuquerque / Arquivo JusBrasil

Há muito tempo que somos taxados pela Receita Federal em nossas encomendas internacionais, compras abaixo de US$100,00 sendo taxadas sem a menor piedade, a "novidade" é que isso sempre foi ilegal!

Isso mesmo, você leu corretamente. ILEGAL!

Reprodução.

Encomendas abaixo de US$100,00 (cem dólares) não podem ser tributadas, está escrito na lei. A União tem que cumprir essa lei e o Ministério Público Federal deve fiscalizar. É responsabilidade do MPF fazer com que a lei seja cumprida. Você tem este direito!

Você deve estar pensando: "A Receita federal é um órgão do governo, não tem nada que eu possa fazer. Eu não tenho advogado, como um" simples cidadão "não tem nada o que eu possa fazer, certo?"

Não é bem assim...

Conheça Julio Benatti, um dos primeiros brasileiros que através do pedido de indébito conseguiu ter isenção do imposto de importação para todas as suas compras abaixo de US$100,00!



Como recorrer?

Existem duas formas simples de recorrer a sua tributação, primeiro eu vou explicar a mais procurada na internet que é um pedido de ressarcimento do valor que foi pago.

Pedido de Indébito (1º Opção)

A principal desvantagem é que é mais demorado. Mas pode ficar tranquilo que você receberá o dinheiro de volta.

Preciso contratar um advogado?

Não, mas se você quiser mais segurança é seu direito contratar um advogado. (Encontre um advogado)

Como fazer?

Procure o Juizado Especial Federal da sua cidade e dê entrada em um pedido de ressarcimento do imposto que você pagou.

Obs.: Não procure a Receita Federal, pois são eles que taxam as mercadorias e irão impor ínumeros procedimentos administrativos a fim de fazê-lo desistir da isenção do tributo.

Documentos Necessários:

RG
CPF
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
RECIBO DE PAGAMENTO DE IMPOSTO
Leve todos os documentos no setor de pequenas causas e faça o pedido.

Você pode utilizar o modelo "Ação de Repetição de Indébito - Ressarcimento do imposto de importação pago em mercadorias abaixo de 100 doláres"

Segunda opção

Assim que você receber a notificação dos correios sobre a taxa, leve-a com seus documentos até a Justiça Federal e dê entrada. O juiz vai expedir uma liminar obrigando os correios a entregar a encomenda sem pagar a taxa. Essa é a melhor maneira e mais rápida de retirar os pedidos.

Parece bom demais para ser verdade? Acredite, é possível.

Clique aqui e veja a matéria completa do JusVrasil, com a transcrição da Sentença do Processo do Julio Benatti.
Encontrado em: ,

Poesia - Desperta nação para a renovação

O que estamos vendo na nossa nação dita democrática, é um sinal claro de sinalização para a ditadura. Pois se o supremo tribunal é questionado quanto as suas decisões e tentam invalidá-las é preocupante, por isso fiz este poema:

Desperta nação para a renovação

Salve Brasil,
país varonil!
Democracia ao avesso,
sem valer a constituição,
até o menino travesso
fica com dor no coração.
O português pode ser mudado,
a carta magna rasgada,
pois o que vale na América deste lado
é o privilégio de prevaricadores da pátria amada!
Salve Brasil,
país varonil!
Terra de desiguais,
pois poucos se acham os tais,
querem para si tudo e muito mais,
rasgam a constituição,
mutilando nossa nação!
Salve Brasil,
acorda varonil,
calem o homem vil
e nas urnas...coloquem o gentil!



Imagem: Reprodução.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Encontrado em: , , ,

Trânsito - A ocupação indevida de vagas preferenciais e a indiferença de quem deveria fiscalizar

O entendimento da consultoria jurídica do Ministério das Cidades/Denatran/Contran é de que quem estaciona em vaga preferencial está sujeito a multa e remoção do veículo, seja por iniciativa própria ou por guinchamento ao pátio. Seja no estacionamento em via pública ou no estacionamento de supermercados, shoppings, estacionamento de bancos, etc. Mas, na prática, sobretudo nos supermercados, motoristas que não têm necessidade de ocupar a vaga preferencial usam e abusam, deliberadamente, nas barbas dos vigilantes e da gerência.


Imagem: deficienteciente.com.br

A cena se repete todos os dias e por mais que seja uma demonstração generalizada de falta de educação, de falta de civilidade, de cidadania e de humanidade por parte dos condutores folgados, não podemos aceitar isso com naturalidade. Não podemos virar a cara e as costas porque aí também estaremos sendo co-autores dessa vergonha e dessa hipocrisia. 

Todo motorista fica indignado quando o estacionamento está lotado e a única vaga disponível está ocupada por uma moto. Mas, e se colocássemos cadeiras de rodas nas vagas não preferenciais assim como fazem os condutores que as ocupam sem necessidade? O que esses motoristas fariam? 

Certamente, desceriam do carro e empurrariam (fulos da vida) a cadeira de rodas para um canto. Mas, como o cadeirante e a pessoa com mobilidade reduzida não podem empurrar o carro para fora da vaga, fica valendo a famigerada Lei de Gerson, aquela de levar vantagem em tudo, mesmo quando a vantagem é desonesta e humilha o outro. 

Perdi a conta de quantas vezes presenciei este tipo de cena: uma pessoa que não precisa da vaga preferencial estaciona nesse espaço e quando se vai questioná-los, se ouve uma série de desculpas gosmentas. Ficam irritados, “brabos”, revoltadinhos, dão as costas e saem dizendo que não vão tirar o carro da vaga e que querem ver quem tira. 

Indiferença dos gerentes de estabelecimentos

Como se não bastasse a indiferença de um motorista abusado que ocupa a vaga preferencial sem precisar, ainda tem a indiferença dos vigilantes, seguranças e gerentes dos estabelecimentos. Quando você os procura para notificar do fato, sequer ouvem. Alguns, tentam argumentar que é complicado, que não querem discutir com o cliente nem constrangê-los ou qualquer outro argumento de vidro.
Quer dizer que não pode chamar a atenção, fiscalizar e pedir que o cliente que não precisa da vaga preferencial retire o carro da vaga porque seria um suposto constrangimento, mas pode constranger o cadeirante a estacionar longe e com ainda mais dificuldade de acesso? 

Quer dizer que deixar o cliente abusado estacionar onde quer e roubar a mobilidade de quem já não tem é uma forma de evitar barracos e discussões? Pois saibam, senhores gerentes e responsáveis pelos supermercados e outros estabelecimentos da cidade, que esse cliente barraqueiro que você quer proteger é o mesmo que não vai pensar duas vezes antes de ser arrogante e mal educado também dentro da sua loja.

É esse mesmo cliente que vai “causar” na fila do caixa e desrespeitar e até xingar o seu funcionário ou outros clientes.

É esse mesmo cliente que vai furar e abrir as embalagens das mercadorias, consumi-las dentro da própria loja, inutilizar aquele produto e esconder em meio às outras prateleiras, aumentando o seu prejuízo com quebras.

E se você, gerente ou segurança do supermercado, for reclamar, pedir que pague pelo prejuízo, ele vai te dar qualquer outra desculpa esfarrapada assim como faz quando ocupa a vaga preferencial sem precisar. É esse mal educado que você permite estacionar em vaga preferencial que vai pensar que pode fazer o que quer dentro da sua loja.

E dentre esses clientes, pode apostar que tem os que saem por aí desmemoriados e te perguntam: “Você sabe quem eu sou?” ou “Você sabe com quem está falando?”.

Fica aqui o apelo à toda a sociedade, a cada condutor, para que dê uma chance ao bom senso, à civilidade e ao respeito para com o outro em qualquer situação da vida: não roube a mobilidade de quem já não tem!

Aos gerentes e responsáveis por estabelecimentos privados que oferecem estacionamento público, fica aqui o apelo: não façam a egípcia, aquela cara de esfinge diante do abuso e da falta de educação de alguns de seus clientes. Fiscalizem, orientem, informem, exijam que se respeite o direito dos outros às vagas preferenciais.

Esse vídeo é para você que rouba a mobilidade de quem já não tem cada vez que estaciona em vagas preferenciais, e também para os gerentes e responsáveis pelos estacionamentos de supermercados, shoppings e outros, que ao se manterem indiferentes compartilham do abuso e da falta de respeito.
 
Veja bem a posição da cadeira de rodas e aprenda de uma vez por todas para que serve aquele espaço zebrado pintado de amarelo: é para manobrar com a cadeira de rodas que eu espero que nunca você venha a precisar.